Aceleração de dados e aplicações na WAN

O appliance virtual da Silver Peak otimiza seus links trafegando dados até 20 vezes mais do que a capacidade contratada, usando tecnologias proprietárias de mitigação de latência, reordenação de pacotes e deduplicação inteligente de dados.

Fig. Otimize todos os aplicativos IP
Fig. Otimize todos os aplicativos IP

Por que otimizar sua WAN?

Cada vez mais, a infraestrutura de rede é mais importante do que outros ativos como servidores, storages etc. Isso fica claro quando analisamos diversos pontos:

Recuperação de desastres:

A proteção de dados exige replicação. Backups são muito importantes e alta disponibilidade com redundância de sites ficam ainda melhores com mais distância; considerando a indisponibilidade física da rede que se causaria e m algum lugar no caso de um desastre.

Consolidação de Datacenter / Nuvem

Hospedar ou não os serviços num datacenter? O custo de Infraestrutura-como-serviço é mais baixo do que ter isso no seu escritório, mas há de se considerar a performance da WAN para entregar os serviços com qualidade

Virtualização

Muitas empresas já optam por desktops remotos/virtuais por facilidades como gerenciamento e manutenção centralizado de estações de usuários. Por exemplo, todo um grupo de usuários que usa o mesmo padrão de sistema pode já ter o Windows atualizado e o Office instalado da próxima vez que ligar o computador, com apenas uma atualização remota da imagem virtual

Isso é fácil de garantir com links dedicados de alto throughput. Infelizmente, isso ainda é muito caro e nem sempre temos uma boa qualidade do link (dedicado ou não): alta latência, perda de pacotes etc. Para exemplificar: com uma latência de 200ms, um link de 30Mbps só consegue trafegar 2.5 Mbps. Isso resulta numa demora maior na transmissão de dados, performance ruim dos aplicativos remotos, voz e vídeo com falhas etc, mesmo com uma conta alta de Telecom.


VXOA

O VXOA (Virtual Acceleration Open Architecture) é a solução da Silver Peak que traz um novo conceito para aceleração de dados. Diferente dos outros, é completamente independente de hardware e tem a mesma performance garantida seja em versão física ou virtual.

Pode ser integrado com produtos de terceiros, funcionando em todos os hypervisors de mercado (Xen, VMWare, Hyper-V, KVM) e em diferentes plataformas físicas como servidores, switches, roteadores e até storages.

O licenciamento é simples e inclui tudo: não há nenhuma funcionalidade cobrada à parte. A forma de pagamento é flexível, permitindo contratações OPEX e CAPEX, com contratos mensais ou anuais.


Técnicas de otimização

O principal diferencial da VXOA é que ele atua diretamente na camada 3 (IP/rede no modelo OSI), ou seja, não importa se o tráfego é TCP, UDP, encapsulado e de diferentes aplicações: todas as técnicas de otimização serão aplicadas e funcionarão para qualquer situação. Com isso, a solução se torna muito mais eficiente em termos de processamento e mais fácil de gerenciar, sem plugins, proxys e manutenção bastante reduzida.

Aceleração de Rede: A mitigação de latência atua principalmente na otimização dos protocolos “tagarelas”, que exigem muita confirmação de recebimento, gerando períodos vazios na transmissão, impedindo a melhor utilização do link. Maximização da janela TCP e outras técnicas também são utilizadas.

Integridade de Rede: Um dos principais benefícios de se trabalhar com Silver Peak é sua capacidade de otimizar tráfego UDP, como streamings de voz e vídeo, ao contrário dos seus concorrentes. Além de ferramentas para Traffic Shaping e Quality of Service (QoS), algoritimos patenteados e exclusivos eliminam perda de pacotes e reordenam-nos corretamente.

Memória de Rede: Usando deduplicação em tempo real, informação repetida não é retransmitida. Pacotes de 1kb são guardados e reutilizados para formar novos dados, reaproveitando informações enviadas. Outro grande diferencial é a possibilidade de utilizar uma mesma sequencia de bytes entre aplicações distintas. Por exemplo, uma parte da informação transmitida por uma sessão SQL pode ser utilizada para formar um novo dado de uma sessão Exchange.


Velocity

Replica 20x mais dados em menos de 20 minutos!

O Velocity é uma versão do VXOA voltada especificamente pra replicação de dados. Otimizada para trabalhar somente pra essa necessidade, tem técnicas selecionadas e pré-configuradas para oferecer uma solução plug’n’play com resultados impressionantes.

O RPO e RTO são indicadores utilizados para medir quanto tempo é aceitável perder novos dados e quanto tempo se demora a ter seus dados recuperados em caso de um acidente.

Pesquisas recentes mostram que, em média, 34% dos dados totais das empresas seriam perdidos em caso de acidente e que 44% não atingem o RPO estabelecido. Isso acontece principalmente por restrições de banda: a latência diminui o volume de dados que podem ser enviados, baixa qualidade do link causa erros que, por sua vez, causam lentidão e também o próprio tamanho do link às vezes não é suficiente, seja por restrições de custo ou disponibilidade.